Saiba Como E Para Trabalhar no Canadá

O Canadá tem uma das maiores economias do mundo e um custo de vida acessível, o que atrai muitas pessoas para viver e trabalhar no país. Conhecido por sua beleza natural, o Canadá abriga o maior litoral do mundo, as Cataratas do Niágara, as Montanhas Rochosas, o xarope de bordo e o hóquei no gelo. Além disso, o país possui um baixo índice de criminalidade e é regularmente eleito um dos melhores e mais pacíficos lugares para se viver.

O fato de o inglês ser a língua principal (com o francês sendo falado predominantemente na província de Quebec) é outro grande atrativo para os expatriados. Destinos canadenses populares para quem procura trabalho no Canadá incluem Ottawa, Vancouver, Edmonton, Oakville e St. Albert.

Além das indústrias tradicionais como produtos químicos, produtos alimentícios, gás natural, petróleo, equipamento de transporte, produtos de madeira e papel, o Canadá também está experimentando um crescimento significativo em setores como criptomoeda, comércio eletrônico, cuidados de saúde primários, turismo e tecnologia da informação.

Algumas das maiores organizações do Canadá incluem Brookfield Asset Management (finanças), Royal Bank of Canada (banco), Enbridge (petróleo e gás), Manulife (seguro), George Weston Ltd (comida e bebida), Magna Internacional (automotivo) e Alimentação Couche-Tard (comida e bebida).

Escassez de competências

O Canadá tem uma série de ocupações procuradas em várias áreas:

  • Negócios: Gerentes seniores, gerentes de recursos humanos, gerentes de compras, analistas financeiros, gerentes de publicidade e marketing.
  • Construção: Eletricistas, operários da construção civil, soldadores.
  • Engenharia: Engenheiros civis e ambientais.
  • Tecnologia da Informação: Desenvolvedores e programadores de software, analistas de dados e cientistas.
  • Saúde: Médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de laboratório.

Essas ocupações são altamente demandadas devido ao crescimento econômico do país e à necessidade de especialistas em várias áreas.

Como conseguir um emprego no Canadá

No Canadá, os empregadores geralmente consideram os nativos canadenses antes dos trabalhadores estrangeiros, mas as oportunidades de emprego estão disponíveis para todos e são frequentemente publicadas online. Você pode iniciar sua busca de emprego em sites como CanadaJobs.com, Eluta.ca e Banco de Empregos. O networking também é muito útil, então aproveite todas as conexões que você tem no país, sejam elas familiares, amigos ou colegas de trabalho.

Para se candidatar a empregos, você precisará enviar um currículo adaptado para cada aplicação, já que os empregadores canadenses preferem esse formato em vez da carta de apresentação padrão do Reino Unido. Você pode encontrar um guia de redação de currículo, juntamente com exemplos para download, em Settlement.org.

Empregos de verão

No Canadá, a maioria dos empregos de verão está em acampamentos de verão ou na área de hospitalidade. Você pode encontrar oportunidades em sites como Trabalho BUNAC no Canadá, Acampamento Canadá e Summerjobs.ca. Para realizar esse tipo de trabalho, você precisará de um visto de trabalho e férias da International Experience Canada (IEC).

Outras formas de trabalho sazonal incluem trabalhar em vinhedos, fazendas de xarope de bordo ou na indústria do turismo em estações de esqui, por exemplo. Se o seu orçamento permitir, também pode considerar projetos ou estágios voluntários no país, o que é uma ótima maneira de adicionar experiência ao seu currículo. Você pode encontrar mais informações sobre isso em sites como Vá para o Exterior e Ir para o Exterior.

Trabalhos de ensino

Se você tem um diploma de bacharel, é fluente em inglês e possui experiência prática de ensino, tornar-se um professor de inglês pode ser uma boa opção para você. No entanto, a demanda por professores internacionais de inglês no Canadá é relativamente baixa, pois os cidadãos canadenses têm vantagem para preencher esses cargos. Ainda assim, há oportunidades nas maiores cidades do Canadá, como Toronto e Vancouver, para o ensino de inglês como língua estrangeira (TEFL).

Você pode descobrir mais sobre essas oportunidades em sites como eu-para-eu, tefl.org e tesl.ca.

Estágios

Um estágio é uma ótima maneira de mergulhar na cultura canadense, aprimorar suas habilidades e mostrar seu valor para futuros empregadores em um ambiente emocionante. Para concluir um estágio no Canadá, você precisará obter a autorização de trabalho ou visto correto (consulte Vistos Canadenses para obter mais informações).

Se você está procurando um estágio no Canadá, aqui estão alguns bons lugares para começar:

  • O estágio BUNAC Vancouver pode durar até seis meses e é voltado para estudantes e graduados com proficiência em inglês.
  • A Go Overseas oferece uma variedade de estágios diferentes no país.

Vistos canadenses

Para viajar para o Canadá, a maioria das pessoas precisa de um visto ou de uma Autorização Eletrônica de Viagem (ETA). Para descobrir o que se aplica a você, você pode visitar o site do Governo do Canadá, onde poderá responder a algumas perguntas para avaliar sua elegibilidade.

É importante ter os documentos de viagem corretos ao viajar para o Canadá e ser capaz de provar que você é financeiramente capaz de sustentar sua viagem, é um cidadão cumpridor da lei e está clinicamente apto. Se você planeja trabalhar no Canadá, geralmente precisará de uma autorização específica do empregador. Você pode descobrir mais sobre os tipos de autorizações de trabalho disponíveis no site do Governo do Canadá.

Se você planeja ficar no Canadá por mais de alguns anos, considerar a solicitação de residência permanente pode ser uma boa opção. No entanto, as regras e regulamentos relativos à residência permanente estão sujeitos a alterações, então é importante verificar com a Imigração e Cidadania do Canadá para garantir que você tenha as informações mais recentes.

Requisitos de idioma

O Canadá é oficialmente um país bilíngue, lar de falantes de inglês e francês. A fluência em inglês será suficiente para navegar pela grande maioria das cidades e províncias canadenses. Quebec é a única província oficialmente de língua francesa, embora seja comum encontrar pessoas que falam os dois idiomas em todo o país.

Se o inglês não for sua primeira língua e você precisar comprovar sua proficiência, o Governo do Canadá aprova dois testes de inglês: o IELTS (Sistema Internacional de Teste de Língua Inglesa) e o CELPIP (Programa Canadense de Índice de Proficiência na Língua Inglesa). Esses testes são reconhecidos e aceitos por instituições educacionais, empregadores e órgãos governamentais no Canadá.

Explicando suas qualificações aos empregadores

O sistema de ensino superior do Canadá se assemelha muito à estrutura do sistema do Reino Unido, o que facilita para muitos empregadores compreender suas qualificações. No entanto, se o seu trabalho for regulamentado, você precisará avaliar suas credenciais, pois os órgãos reguladores variam entre províncias e territórios. Se o seu trabalho não for regulamentado, a elegibilidade de suas qualificações geralmente fica a critério do seu empregador.

Para obter mais informações sobre a avaliação de credenciais no Canadá, você pode visitar o site do Governo do Canadá ou o Centro Canadense de Informações para Credenciais Internacionais (CICIC). Esses recursos podem ajudar a esclarecer quaisquer dúvidas sobre a equivalência de suas qualificações no Canadá.

Vida profissional no Canadá

Em média, espera-se que os trabalhadores no Canadá trabalhem 40 horas por semana, de segunda a sexta-feira, embora isso possa variar dependendo da empresa e da função.

Os trabalhadores têm direito a um mínimo de duas semanas de férias anuais após um ano de trabalho remunerado, e este número aumenta para três semanas após cinco anos de serviço.

Existem cinco feriados nacionais no Canadá (Dia de Ano Novo, Sexta-feira Santa, Dia do Canadá, Dia do Trabalho e Dia de Natal), com seis feriados adicionais para funcionários federais. Além disso, diferentes províncias e territórios também têm seus próprios feriados exclusivos.

O salário médio no Canadá varia de CAD$ 50.000 a CAD$ 60.000 por ano, o que equivale a aproximadamente £ 29.481 a £ 35.377. O salário mínimo em qualquer profissão é definido por cada província individualmente. Geralmente, o custo de vida no Canadá é inferior ao do Reino Unido e dos EUA. Embora Toronto e Vancouver sejam considerados lugares caros para se viver, outras áreas como Ottawa, Calgary, Edmonton e Montreal são mais acessíveis.

Para obter mais informações sobre o sistema tributário canadense, você pode consultar o site do Governo do Canadá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *