O acesso ao mercado de trabalho na Holanda varia de acordo com a nacionalidade do indivíduo. Se você é cidadão de um país da União Europeia (UE), do Espaço Económico Europeu (EEE) ou da Suíça, pode trabalhar na Holanda sem a necessidade de visto, autorização de residência ou autorização de trabalho. No entanto, é importante possuir um passaporte ou documento de identidade válido.
Para os trabalhadores destacados de países do EEE ou da Suíça que vêm temporariamente trabalhar na Holanda, os empregadores estrangeiros têm o dever de fornecer notificação através do portal de notificação online para trabalhadores estrangeiros.
Para os não-europeus que desejam trabalhar na Holanda, existem condições específicas que devem ser atendidas. Por exemplo, é necessário ter um patrocinador (empregador) que o traga para a Holanda. Todas as condições para trabalhar na Holanda estão detalhadas no site do Serviço de Imigração e Naturalização (IND).
Existem também regras especiais para certos grupos de imigrantes, tais como migrantes altamente qualificados, trabalhadores transferidos dentro da mesma empresa, estudantes, artistas, requerentes de asilo, estudantes não europeus matriculados em cursos nos Países Baixos e aceites para estágios, e prestadores de serviços transfronteiriços.
O Ministério dos Assuntos Sociais e Emprego é responsável por essas questões, e o Serviço de Imigração e Naturalização (IND) é a autoridade competente para fornecer informações detalhadas sobre as condições e requisitos para trabalhar na Holanda.